
15 Jun ZIF Carregal do Sal-Mondego – AVISO
Projecto no âmbito da Acção 2.3.1 “Minimização de Riscos”,
Sub-Acção 2.3.1.1 “Defesa da Floresta contra Incêndios” do ProDeR
2012
A SOLO VIVO – Associação para a Promoção do Desenvolvimento Local, Rural, Agrícola e Ambiental, na qualidade de entidade gestora da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) Carregal do Sal-Mondego, Despacho nº 7810/2010, de 4 de Maio, informa todos os Proprietários, Arrendatários ou Usufrutuários de prédios rústicos incluídos nos Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustíveis previstos para o ano de 2012 (conforme cartografia anexa), que de acordo com o Plano Específico de Intervenção Florestal (PEIF) da ZIF, aprovado em Assembleia Geral de Aderentes, pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Carregal do Sal e pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), e no âmbito do projecto PRODER, do seguinte:
- Os Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustíveis foram estrategicamente escolhidos, com o objectivo primordial de defesa da floresta contra incêndios dos espaços florestais da ZIF Carregal do Sal-Mondego.
- Irão ter início os trabalhos de controlo de vegetação espontânea (vulgo limpeza de matos), controlo de densidades excessivas (designados desbastes) e desramações a partir do dia 1 de Julho de 2012.
- Estes decorrerão nas freguesias de Parada e Currelos do concelho de Carregal do Sal.
- Os sobrantes resultantes da intervenção serão retirados, triturados ou queimados no local, de acordo com as regras de segurança contidas no Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro. Os troncos com d.a.p. superior a 10cm serão amontoados e os respectivos Proprietários terão 15 dias para os retirar do local, findos estes, serão retirados pela Entidade Gestora.
- Todos os proprietários abrangidos por esta acção, que se queiram pronunciar, devem fazê-lo para a morada da SOLO VIVO ou pelo telf. 238 602 444 e e-mail: solovivo@hotmail.com
- A SOLO VIVO espera com esta iniciativa ajudar a proteger o investimento dos Proprietários e/ou Produtores Florestais, tentando minimizar o risco e a progressão dos incêndios florestais.